Moraes mantém bloqueio do X e pede levantamento de multas por acesso irregular

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu neste sábado manter o bloqueio do X, antigo Twitter, mesmo após a empresa indicar seu representante legal no Brasil, cumprindo parte das ordens dadas por ele. Na decisão, o ministro pediu mais informações sobre a regularidade da plataforma e um cálculo atualizado da Secretaria Judiciária à Corte sobre as multas aplicadas à plataforma.

PUBLICIDADE

Na noite de sexta, a rede social de Elon Musk nomeou a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como sua representante legal no Brasil. Moraes havia dado 24 horas para essa indicação fosse feita. A advogada já ocupava esse cargo quando o empresário Elon Musk decidiu fechar o posto no Brasil e Moraes pediu as procurações societárias originais outorgadas pela empresa a Rachel, notorizadas e consularizadas, dodocumentos que comprovariam essa indicação anterior.

O ministro também solicitou à Receita a situação legal do X no Brasil, e à Anatel e à Polícia Federal relatórios sobre acessos irregulares à plataforma.Esse levantamento servirá para calcular o valor total da última multa determinada por Moraes, na quinta-feira. A multa estabelecida é de R$ 5 milhões ao dia ao X e à Starlink pela suposta manobra que levou a plataforma a ficar disponível para usuários brasileiros no dia anterior. Os órgãos solicitados por Moraes têm até 48 horas para prestar esclarecimentos ao ministro. (Folha)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.