Governo anuncia investimento de R$800 milhões em porto e aeroporto do Rio
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou investimentos que totalizam mais de R$ 800 milhões na cidade do Rio de Janeiro. Do montante, metade será destinada à dragagem e melhoria da infraestrutura do Porto do Rio, e a outra metade será aplicada até 2027 no aeroporto Santos Dumont.
No Porto do Rio, as obras de dragagem aumentarão a profundidade dos canais para 17 metros, permitindo a operação de navios de maior porte. Parte dos recursos vem da PortosRio, que teve aumento de receita nos últimos anos, além do aporte de recursos da União.
Já no Santos Dumont, os investimentos incluem a implementação do sistema EMAS, que visa reduzir o risco de acidentes, e outras melhorias, como a ampliação de salas de embarque e a substituição de escadas rolantes e elevadores. O sistema EMAS foi adotado pela primeira vez no Brasil em 2022, no aeroporto de Congonhas, e era uma demanda antiga para o Santos Dumont.
Além disso, o futuro do aeroporto internacional Tom Jobim, que pertence à Changi, está sendo analisado pela Câmara de Conciliação do Tribunal de Contas da União. Desde outubro de 2023, voos foram remanejados do Santos Dumont para o Galeão, e a decisão sobre a concessão pode envolver relicitação ou manutenção, dependendo da avaliação do TCU e do presidente Lula. (Valor Econômico)