Com Brasília coberta por fumaça, Lula e Marina se reúnem na sede do Ibama para tratar dos incêndios

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se reúnem com funcionários do Ibama em Brasília neste domingo, em meio ao aumento de incêndios no interior de São Paulo, com a fumaça chegando até o estado de Goiás e no Distrito Federal. A reunião conta com a presença do presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, que pediu que a Polícia Federal abra inquérito para investigar as suspeitas de que os incêndios, inclusive em São Paulo, foram criminosos e coordenados.

PUBLICIDADE

Informações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal apontam que a fumaça que encobre a capital se deve ao fogo que devasta parte do Pantanal, da Amazônia e de estados como São Paulo.

Em um balanço divulgado pelos bombeiros, de janeiro a meados deste mês, houve 4.073 ocorrências de incêndios em todo o DF. O número corresponde a um total de 24 a mais que no mesmo período do ano passado e atingiu 8.893 hectares, o correspondente a quase 9 mil campos de futebol.

Prisões

Também neste domingo, um homem de 41 anos foi flagrado por um morador próximo ao bairro Araras colocando fogo numa mata seca devido à estiagem prolongada. A Polícia Militar foi acionada e efetuou a prisão do suspeito, que portava um isqueiro e uma garrafa com combustível. De acordo com policiais, o telefone celular do suspeito tinha vídeos de incêndios armazenados em sua galeria de imagens. A prisão aconteceu por volta das 8h30, no Jardim Celeste.

No sábado, outro homem de 76 anos foi preso, pela manhã, em São José do Rio Preto (SP), também por suspeita de atear fogo em lixo em uma área de mata no bairro Jardim Maracanã. (Globo e Folha)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.