Ministério da Mulher, clubes de futebol e empresas firmam parceria contra feminicídio

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

O Ministério da Mulher oficializou nesta sexta-feira, em evento em Brasília, uma parceria para a campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”. Estavam presentes as ministras Cida Gonçalves, do Ministério das Mulheres, Esther Dweck, de Gestão e Inovação, Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas e Margareth Menezes, da Cultura, além do presidente da Caixa, Carlos Vieira, e da Representante Interina da ONU Mulheres no Brasil, Ana Carolina Querino.

PUBLICIDADE

Empresas, clubes de futebol como o Flamengo, Vasco, Botafogo e Corinthians, e mais de 100 parceiros assinaram uma carta-compromisso. A iniciativa prevê ações integradas no ambiente de trabalho, campanhas de conscientização contínua voltadas para homens e incentivo para que as mulheres denunciem casos de violência através do serviço Ligue 180.

O evento ocorre no mês de conscientização conhecido como agosto lilás, em que a Lei Maria da Penha completa 18 anos de funcionamento. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública citados pelo Ministério da Mulher, a cada seis horas uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil.

Inclusive, a senadora Leila Barros pediu um minuto de silêncio em memória de Juliana Barboza Soares, vítima de feminicídio no Distrito Federal na última quinta-feira, quando um ex-namorado a atropelou quando ela estava com a mãe, de 60 anos, e a filha, de 5. Cida Gonçalves, por sua vez, destacou que desde janeiro de 2023 até agosto de 2024, o ministério das Mulheres investiu R$ 389 milhões em políticas para enfrentar a violência de gênero. (g1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.