População brasileira vai encolher antes do previsto

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Já se sabia que a população do Brasil iria atingir um pico e começar a decrescer. A novidade, revela o IBGE, é que isso deve acontecer antes do previsto. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo instituto, o país chegará a 220 milhões de habitantes em 2041, mas esse número começará a decair já no ano seguinte, recuando em 2070 para 199,2 milhões – menos que os atuais 202 milhões. A estimativa anterior, feita em 2018, previa que o encolhimento da população só fosse começar em 2048. Para projetar a variação populacional, são levados em contas indicadores como taxa de fecundidade (número de filhos por mulher), a expectativa de vida e a migração. (g1)

PUBLICIDADE

Inclusive, a taxa de fecundidade, que já é baixa, continuará a cair até 2040, e, portanto, a população envelhecerá, com a idade média subindo para 48,4 anos em 2070, sendo os idosos 37,8% da população no ano em questão. A mortalidade infantil e a esperança de vida também sofrerão alterações, com a taxa de mortalidade infantil caindo pela metade para 5,8 óbitos por mil nascimentos e a expectativa de vida alcançando quase 84 anos em 2070. (IBGE)

A pesquisa trouxe também recortes específicos. Por exemplo, na década de 2050, o Ceará deve se tornar o segundo estado mais populoso da região Nordeste, sendo que em 2058 o estado empatará em habitantes com Pernambuco, com os dois tendo cerca de 9,2 milhões de habitantes; a Bahia seguirá com a maior população em todos os cenários futuros calculados pelo IBGE. (g1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.