Dupla premiada em ‘Pobres Criaturas’ está de volta em nova estreia
O diretor Yorgos Lanthimos e a atriz Emma Stone, que arrebataram público e crítica com Pobres Criaturas, estão juntos novamente em Tipos de Gentileza, principal estreia desta quinta-feira. São três filmes em um – o que explica os 164 minutos de duração –, com Emma vivendo um personagem diferente em cada história, o que explora ao máximo sua versatilidade e já a coloca na corrida para mais um Oscar.
Lançado em 1994, o thriller sobrenatural O Corvo chegou com uma triste propaganda. Seu astro, Brandon Lee, morreu em um acidente bizarro com uma arma de fogo nas filmagens. Bill Skarsgård – o palhaço de It – felizmente sobreviveu à nova versão. A história é a mesma. Um jovem músico e sua noiva são assassinados, mas ele volta dos mortos atrás de vingança.
Já consolidada como atriz, Zoë Kravitz estreia na direção com Pisque Duas Vezes, estrelado por seu namorado Channing Tatum. É um thriller onde um magnata da tecnologia se apaixona por uma garçonete e a leva para um fim de semana com seus amigos numa ilha particular. Nem o conto de fadas nem o paraíso, porém, são o que parecem.
Motel Destino traz a assinatura do premiado diretor Karim Aïnouz e conta as transformações causadas pelo jovem Heraldo (Iago Xavier), integrante foragido de uma gangue, ao chegar no motel do título, no litoral cearense, e atrair a atenção e o desejo da esposa do dono.
Guto Pasko dirige o drama Entrelinhas, ambientado na ditadura militar brasileira. Nele, Laís Cristina vive uma militante presa e barbaramente torturada, devolvida à família após os militares não conseguirem arrancar dela as informações que buscavam. As marcas físicas e psicológicas das atrocidades, porém, vão para casa com ela.
Também do Brasil vem o terror Possessões, de Tiago Santiago, contando três histórias independentes, tendo em comum a ação de espíritos malignos e/ou vingativos sobre as vidas dos personagens.
E já que o assunto é medo, Deep Web: O Show da Morte, que conta a história de um podcaster de crimes reais que decide desvendar por conta própria a morte da irmã. Sua investigação vai levá-lo às entranhas sórdidas do mundo online, onde vidas são apenas diversão para quem dispões de criptomoedas e nenhuma ética.
Da França vem Baile das Loucas, onde uma jovem se interna voluntariamente em um manicômio destinado a mulheres que se rebelam contra os padrões machistas da sociedade. Seu objetivo não obter tratamento, mas localizar a mãe, trancafiada ali tão injustamente quanto todas as “pacientes”.
Somente para os cariocas, chega o documentário A Favela do Papa, de Marco Antônio Pereira, lembrando a resistência dos moradores do Morro do Vidigal, no coração da Zona Sul carioca, contra um projeto de remoção nos anos 1970. A visita do Papa João Paulo II à comunidade em 1980, marcou a vitória do movimento. O longa chega nas próximas semanas a outras cidades.
E para a garotada há Harold e o Lápis Mágico, que também chega com uma assinatura famosa, o brasileiro Carlos Saldanha, de A Era do Gelo. Baseado em um livro de Crockett Johnson, o filme nos mostra como o menino Harold consegue criar sua própria realidade com um lápis roxo.
Confira a programação dos cinemas na sua cidade. (AdoroCinema)