Trump retorna ao X em uma vitória importante para Musk

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Donald Trump voltou ao X. Fez seu primeiro post na manhã desta segunda-feira. E isso representa uma vitória para Elon Musk, o dono do antigo Twitter, que durante meses pediu ao ex-presidente americano que voltasse à plataforma de mídia social. “Eles querem me silenciar porque nunca permitirei que silenciem vocês”, disse Trump em um vídeo de campanha postado em sua conta. “Eles não estão vindo atrás de mim. Eles estão vindo atrás de você.” Ainda nesta segunda-feira, Trump será entrevistado ao vivo por Musk no X. E o republicano seguiu com vários outros posts. “Você está melhor agora do que quando eu era presidente? Nossa economia está destruída. Nossa fronteira foi apagada. Somos uma nação em declínio”, escreveu em um deles.

PUBLICIDADE

A volta de Trump ao X, após quase um ano de silêncio, pode dar o impulso necessário à rede de Musk, que tem enfrentado a concorrência crescente de uma série de novas plataformas, incluindo a Truth Social do ex-presidente republicano. O X também tem lutado para superar o ceticismo dos anunciantes, especialmente depois de Musk anunciar na semana passada que está processando a influente coalizão de publicidade.

O então Twitter ajudou a alimentar a ascensão política de Trump. Mas ele foi banido em 2021, depois da invasão do Capitólio, em 6 de janeiro daquele ano, para tentar impedir a certificação da eleição de Joe Biden. A rede social considerou que as postagens de Trump para seus 88 milhões de seguidores estimularam a violência e sua conta foi encerrada. Em 2022, Musk adquiriu a plataforma e restabeleceu a conta do ex-presidente. E pediu a ele que voltasse ao X. Mas Trump acabou criando a Truth Social, onde tem 7 milhões de seguidores e é contratualmente obrigado a compartilhar postagens nas redes sociais antes de recorrer a outras plataformas, exceto aquelas sobre sua campanha e política. (New York Times)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.