Maduro pode conversar com presidentes de Brasil, Colômbia e México semana que vem

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

O ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Luis Gilberto Murillo, afirmou neste sábado que uma conversa entre o líder venezuelano Nicolás Maduro e os presidentes brasileiro, Lula, colombiano, Gustavo Petro, e mexicano, Andrés Manuel López Obrador, pode acontecer na semana que vem. Na sexta-feira, Maduro disse que aguardava a chamada, mas que, “devido a problemas de agenda”, ela não pôde ser realizada. “Tivemos dificuldades em ajustar a agenda dos três presidentes e também dos ministros das Relações Exteriores”, disse Murillo em entrevista à Rádio W da Colômbia, acrescentando que os três países também estão em constante diálogo com as diferentes oposições da Venezuela.

PUBLICIDADE

Duas semanas após as eleições presidenciais, que a oposição afirma que foi vencida por Edmundo González Urrutia, os resultados desagregados por centro e posto de votação ainda não foram divulgados. Desde 2006, o Conselho Nacional Eleitoral sempre fez essa divulgação. E o Tribunal Supremo de Justiça venezuelano assumiu o controle do processo eleitoral após aceitar um recurso de Maduro para certificar as eleições. (CNN Brasil)

Ainda neste sábado, o Tribunal Supremo de Justiça informou que segue com a “perícia” das eleições presidenciais que elegeram Nicolás Maduro em 28 de julho. Depois disso, será emitida uma “decisão de caráter inapelável e de cumprimento obrigatório”. “Esta sala eleitoral continua com a perícia iniciada em 5 de agosto de 2024 a fim de produzir a sentença definitiva que dê resposta ao presente recurso, o que terá caráter de coisa julgada por ser este órgão jurisdicional a máxima instância no tema eleitoral, razão pela qual suas decisões são inapeláveis e de cumprimento obrigatório”, disse a presidente da corte Beatriz Rodríguez. (g1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.