Atriz Bárbara Paz vai presidir comitê de escolha de filme brasileiro que vai ao Oscar

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Atriz, diretora, artista plástica e agora presidente da comissão que escolherá o filme brasileiro para a disputa de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. Bárbara Paz foi anunciada pela Academia Brasileira de Cinema, que divulgou a formação do comitê na última terça-feira e abriu as inscrições para a competição.

PUBLICIDADE

A comissão de seleção conta com 25 membros, incluindo também nomes como o do ator Marcelo Serrado e as produtoras Gláucia Camargos, Lô Politi e Lucy Barreto. 21 integrantes foram escolhidos por votação entre os sócios da Academia, enquanto quatro foram indicados pela diretoria.

Os seis filmes finalistas do Brasil serão definidos no dia 16 de setembro, e o vencedor anunciado em 23 de setembro. As inscrições para longas-metragens estão abertas até 20 de agosto no site da Academia, podendo concorrer filmes que estrearam nos cinemas entre 1º de novembro de 2023 e 30 de setembro de 2024 e que estiveram em cartaz por pelo menos sete dias consecutivos em cinemas comerciais.

Após a escolha do filme brasileiro, é a vez da Academia do Oscar escolher os 5 indicados a melhor filme estrangeiro. A última vez que o Brasil concorreu à premiação com um longa-metragem foi em 1999, com Central do Brasil, de Walter Salles, no qual Fernanda Montenegro também concorreu ao prêmio de melhor atriz. Este ano, o filme “Ainda Estou Aqui”, em que a dupla repete a parceria, é um dos favoritos a representar o Brasil no principal prêmio do cinema mundial. A 97ª edição do Oscar, inclusive, está marcada para o dia 2 de março de 2025. (Folha)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.