5G facilitou espionagem hacker, dizem pesquisadores – que já apontam soluções

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, identificaram falhas de segurança em bandas-base de 5G, processadores que conectam celulares a redes móveis, potencialmente permitindo invasões e espionagem. As descobertas foram apresentadas na conferência Black Hat em Las Vegas e publicadas em um artigo acadêmico.

PUBLICIDADE

Usando a ferramenta 5GBaseChecker, os pesquisadores descobriram vulnerabilidades em bandas-base da Samsung, MediaTek e Qualcomm, utilizadas em celulares da Google, OPPO, OnePlus, Motorola e Samsung. O grupo de pesquisadores disponibilizou a ferramenta no GitHub para que outros usuários possam testar a segurança de conexões 5G.

Para o estudo, o grupo conseguiu enganar celulares para se conectarem a uma estação-base falsa, permitindo ataques silenciosos e espionagem. O pesquisador Kai Tu destacou que o ataque mais crítico permitiu explorar completamente o telefone da vítima, comprometendo totalmente a segurança do 5G.

As vulnerabilidades permitiam, entre outras coisas, enviar mensagens de phishing confiáveis ou redirecionar a vítima para sites com malware maliciosos. Os fornecedores contatados corrigiram 12 vulnerabilidades identificadas. (TechCrunch)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.