Kamala Harris garante nomeação democrata como candidata à Casa Branca

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Menos de duas semanas após Joe Biden desistir de concorrer à reeleição, a vice-presidente americana, Kamala Harris, conseguiu o total de delegados necessário para sua nomeação oficial como candidata democrata à Casa Branca. Jaime Harrison, presidente do partido, disse que a nomeação será oficializada depois que a votação virtual terminar, na segunda-feira. Ele fez o anúncio durante uma reunião online para apoiadores, enquanto os delegados ainda votavam em um processo destinado a nomear formalmente a candidato democrata antes da convenção do partido no final deste mês.

PUBLICIDADE

Até esta sexta-feira, 2.350 dos cerca de 4 mil delegados votaram em Harris, a única candidata qualificada para a votação, dando-lhe a maioria, disse Harrison. A nomeação formal da primeira mulher negra e de origem sul-asiática a liderar uma chapa presidencial é um marco para o país.

“Estou honrada por ser provável candidata democrata à presidência dos Estados Unidos”, afirmou Kamala em uma teleconferência com apoiadores. “E direi que o trabalho incansável de nossos delegados, de nossos líderes estaduais e de nossa equipe foi fundamental para tornar este momento possível.”

Agora resta aguardar quem Harris escolherá para concorrer ao seu lado. O anúncio deve ser feito na terça-feira. Sua campanha disse que ela e seu companheiro de chapa aparecerão juntos nesse dia na Filadélfia, como parte de uma viagem de cinco dias pelos sete principais estados em disputa. (New York Times e Washington Post)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.