Rival do ChatGPT começa a funcionar hoje no Brasil
A Anthropic lançou nesta quinta-feira no Brasil o Claude, seu chatbot de inteligência artificial, concorrente direto do ChatGPT da OpenAI. Desenvolvido para proporcionar uma interação mais natural e humana, o Claude promete superar limitações de estrutura textual. A expansão global do Claude começou em maio, após um ano de operação nos Estados Unidos.
Inicialmente, especialistas apontaram um desempenho inferior em português, mas, segundo Mike Krieger, cofundador do Instagram e diretor de produto da Anthropic, um avanço técnico recente solucionou esse problema. A ferramenta funciona em outros 175 países.
O chatbot funciona na versão gratuita, mas tem planos pagos com funcionalidades adicionais a partir de R$ 110. Os usuários pagantes podem desfrutar de um desempenho superior em linguagem e raciocínio.
Estudos da Universidade de Columbia e Salesforce apontam que o Claude tem personalidade interativa e uma escrita mais natural. Especialistas, como o professor Diogo Cortiz, da PUC-SP, elogiam a capacidade do Claude de auxiliar na escrita sem repetir estruturas ou exagerar em adjetivos e advérbios.
O Claude pode ser acessado por aqui, mas enfrenta muita instabilidade em seu primeiro dia de funcionamento no Brasil. (Folha)