Líder supremo do Irã ordena ataque direto a Israel, segundo ‘New York Times’

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, emitiu uma ordem de ataque direto a Israel em retaliação ao assassinato do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã. Três autoridades iranianas que pediram o anonimato disseram ao New York Times que a ordem foi dada em uma reunião de emergência do Conselho Supremo de Segurança Nacional na manhã desta quarta-feira, pouco depois do anúncio da execução do palestino, que o Irã e o Hamas creditaram a Israel. O Estado judeu, que está em guerra com o Hamas na Faixa de Gaza, não reconheceu nem negou o ataque que matou Haniyeh, que estava em Teerã para a posse do novo presidente iraniano.

PUBLICIDADE

Comandantes militares iranianos avaliam lançar outro ataque de drones e mísseis contra alvos militares nas proximidades de Tel Aviv e Haifa, evitando alvos civis, disseram autoridades iranianas. Uma opção seria um ataque coordenado a partir do Irã e de outras frentes onde o país tem forças aliadas, como Iêmen, Síria e Iraque, para obter efeito máximo, disseram as fontes.

Khamenei, que tem a palavra final em todos os assuntos de Estado e é o comandante-em-chefe das forças armadas, instruiu os comandantes militares da Guarda Revolucionária e do Exército a prepararem planos de ataque e defesa para o caso de uma expansão do conflito, assim como de uma ação de Israel ou dos Estados Unidos, afirmaram as autoridades iranianas ao jornal americano. (New York Times)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.