IA da Meta diz que Trump não sofreu tentativa de assassinato

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

O assistente de inteligência artificial da Meta cometeu um erro ao afirmar, incorretamente, que o recente atentado a tiros contra o ex-presidente Donald Trump não havia ocorrido. Joel Kaplan, chefe global de política da Meta, explicou que a falha foi causada pela tecnologia que alimenta o chatbot da empresa e destacou que a IA foi inicialmente programada para não responder a perguntas sobre o tiroteio, mas essa restrição foi removida após o caso receber atenção pública. Em alguns casos, a ferramenta continuou fornecendo respostas incorretas, inclusive negando a ocorrência do evento.

PUBLICIDADE

Kaplan descreveu que essas respostas incorretas seriam alucinações, que no linguajar da tecnologia de IA generativa é quando informações falsas são descritas como verdadeiras e escritas de modo coeso, com detalhes que embasariam a versão incorreta. Ele enfatizou que a Meta está trabalhando para resolver esses problemas e melhorar a precisão de suas respostas.

Além disso, o Google também enfrentou controvérsias, quando teve que refutar alegações de que seu recurso de preenchimento automático de pesquisa estava censurando resultados sobre a tentativa de assassinato. O próprio Donald Trump reagiu acusando a Meta e o Google de tentar manipular a eleição, em um post nas redes sociais. (The Verge)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.