Pesquisadores encontram em Vênus gases essenciais para a vida

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Fosfina e amônia, dois gases fundamentais para a descoberta da vida, podem ter sido descobertos em Vênus. Quatro anos atrás, um grupo de pesquisadores da Royal Astronomical Society já haviam atestado a presença da fosfina nas nuvens do planeta, mas o fato não pôde ser confirmado por outros cientistas, o que gerou críticas e controvérsias. Mas agora, três campanhas de observação, mostram 140 vezes mais informações do que as primeiras detecções, inclusive, o dióxido de enxofre, uma substância comum em Vênus, pode ter sido confundido com fosfina devido a diferenças temporais nas observações. Dados adicionais sugerem que a fosfina poderia ser destruída pela luz ultravioleta durante o dia venusiano, o que explicaria a dificuldade em detectá-la em observações realizadas em diferentes períodos.

Além disso, a presença de amônia pode atuar como um tampão para a acidez extrema das nuvens de Vênus, tornando o ambiente potencialmente mais habitável, o que poderia indicar processos biológicos desconhecidos ou outras químicas atmosféricas complexas. Os novos dados são considerados promissores, mas, novamente, as descobertas precisam ser confirmadas por observações independentes e ainda não provam a existência de nenhuma forma de vida no planeta. Missões futuras, planejadas apenas para a década de 2030, poderão fornecer informações mais definitivas sobre as condições em Vênus e a possibilidade de vida em seu ambiente extremo. (CNN Brasil)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.