Franceses escolhem argentinos como ‘os vilões’ das Olimpíadas

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Ainda não se sabe quem será a grande estrela dos Jogos Olímpicos de Paris, mas os franceses já escolheram seu “vilão”: os argentinos. Em uma violação das regras tácitas de conduta da torcida olímpica, os portenhos vêm sendo vaiados sistematicamente nas mais diversas modalidades. E não por brasileiros infiltrados, mas pelos donos da casa, para surpresa até dos atletas e seleções que estão enfrentando a camisa azul e branca.

PUBLICIDADE

As explicações são muitas. Para os argentinos, os franceses ainda estão ressentidos pela derrota na final da Copa de 2022. As vaias que o goleiro Emiliano Martínez, que joga o clube inglês Aston Villa, recebeu em partidas na França corrobora essa tese. “Foi uma coisa do folclore do futebol que passou para o rúgbi”, disse o técnico Santiago Gómez Cora, cuja equipe vem sendo estrepitosamente vaiada em todas as partidas.

Já os franceses atribuem a antipatia pelos argentinos a nossa velha conhecida postura dos hermanos. Semanas atrás, após vencerem a Copa América, os jogadores da Argentina foram gravados cantando uma canção depreciativa em relação aos franceses repleta de referências racistas e transfóbicas. A repercussão do incidente chegou à troca de desaforos entre os governos dos dois países. (New York Times)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.