Maduro é acusado de censurar 60 veículos de imprensa, a 5 dias da eleição

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Faltando 5 dias para as eleições na Venezuela, o governo de Nicolás Maduro bloqueou o acesso a sites de notícias independentes, segundo a ONG VE Sin Filtro, que monitora casos de censura. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa (SNTP) endossou as informações e informou, por meio das redes sociais, que cerca de 60 veículos estão sob censura no país.

PUBLICIDADE

O bloqueio teria começado por volta do meio dia (13h de Brasília) da segunda-feira e, de acordo com a imprensa local, a ordem partiu da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel). As restrições foram impostas nas principais operadoras de internet estatais e privadas venezuelanas contra os sites Tal Cual, El Estímulo, Runrunes, Analítico e Mediaanálisis, além do próprio site da entidade. Os sites estão bloqueados para IPs (espécie de registro de endereço de conexão à internet) na Venezuela.

Sites de checagens de notícias falsas também estão sob censura de acordo com a mídia venezuelana, entre eles o Espaja.com, Cazadores de Fake News e Observatorio Venezolano de Fake News. Os dois primeiros teriam sido bloqueados no início da campanha eleitoral. (Folha)

 

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.