Lula diz que fará bloqueios no orçamento quando for necessário e volta a criticar Campos Neto

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

O presidente Lula disse nesta segunda-feira que fará bloqueios no Orçamento “sempre que precisar” e que traz a responsabilidade fiscal “nas entranhas”. O presidente se referiu ao corte de 15 bilhões no Orçamento 2024, anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad e que é detalhado pela equipe ec0nômica nesta tarde.

PUBLICIDADE

Em entrevista a agências internacionais, no Palácio da Alvorada, Lula enfatizou que essa não é a primeira vez que o governo faz cortes. “A gente só pode gastar aquilo que a gente ganha, se a gente gastar mais do que a gente ganha, a gente vai quebrar”. “O mesmo dinheiro que você precisa cortar agora, você pode não precisar cortar daqui a dois meses, depende da arrecadação”, disse Lula. “Sempre que precisar bloquear nós vamos bloquear”.

Lula se posicionou contrário à autonomia do Banco Central e voltou a fazer críticas ao presidente da instituição, Roberto Campos Neto. O presidente lançou dúvidas sobre sua autonomia de Campos Neto. “Como pode um rapaz que se diz autônomo, presidente do Banco Central, estar incomodado com o fato do povo mais humilde estar ganhando aumento de salário?”, questionou.

Para o presidente, Campos Neto está está mantendo a Selic (taxa básica de juros) em patamares altos — atualmente 10,5% ao ano — sem necessidade. “Eu espero que a gente encontre uma pessoa que seja, do ponto de vista técnico, muito competente. Seja, do ponto de vista político, muito honesto e muito sério, e que seja uma pessoa que efetivamente ganhe autonomia pela sua respeitabilidade, pelo seu comportamento”, completou.

As declarações foram dadas a agências internacionais como Reuters, Bloomberg, France Presse e Associated Press. (G1)

 

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.