Pesquisa mostra similaridade entre os eleitores de Lula e Bolsonaro

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

A pesquisaA Cara da Democracia”, feita pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT), mostra semelhanças entre eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas pautas conservadoras, com aproximação especialmente na agenda de segurança pública. A similaridade de posições na maioria dos temas dá mostra de que a polarização política não condiciona a visão dos brasileiros em questões de costumes.

PUBLICIDADE

Na área de segurança pública, duas questões tiveram a maior aproximação entre lulistas e bolsonaristas no levantamento. Questionados sobre a proibição da “saidinha” de presos, 56% dos eleitores de Bolsonaro e 50% dos que votaram em Lula concordaram com esta restrição. Já em relação à proibição da venda de armas de fogo, 63% dos bolsonaristas e 57% dos lulistas se disseram contrários. Uma pergunta semelhante constou no referendo do desarmamento de 2005, quando o “não” também teve mais de 60% dos votos.

Por outro lado,  a punição a militares que participaram dos atos do 8 de Janeiro é o tema que mais afasta os dois eleitorados. Entre os eleitores de Bolsonaro, 58% se disseram contrários a punições de militares implicados na execução e articulação dos atos do 8 de Janeiro. Já entre os lulistas, apenas 29% são contra, e mais da metade defendem a necessidade de punição.

Na pauta de costumes, a defesa de direitos da população LGBTQIA+  causa o maior descompasso entre lulistas e bolsonaristas. Entre os que votaram no ex-presidente, 65% se dizem contrários ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, ante 43% entre os eleitores de Lula. e, quando perguntados sobre a adoção de criança por casal gay os resultados são parecidos: 57% dos bolsonaristas são contrários contra 36% dos lulistas. (Globo)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.