Pane cibernética continua a afetar países

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Países ao redor do mundo ainda enfrentam os impactos da pane cibernética global que afetou vários serviços na última sexta-feira (19). A retomada à normalidade, principalmente nos aeroportos, ainda deve levar alguns dias, até semanas. A pane foi causada por  uma ferramenta de segurança da empresa americana Crowdstrike, que afetou o funcionamento de clientes que usam o sistema operacional Windows em computadores. De acordo com especialistas em cibersegurança, contudo, o pior já passou.

PUBLICIDADE

Ainda assim, cerca de 1.600 voos foram cancelados neste sábado. Uma ferramenta de segurança da empresa americana Crowdstrike afetou o funcionamento de clientes que usam o sistema operacional Windows em computadores. No Reino Unido, o sistema público de saúde, o NHS, enfrentou uma série de problemas, principalmente no agendamento de consultas e exames. Mais de 24 horas depois da pane, nem tudo foi reestabelecido. As farmácias aguardam a entrega de medicamentos e pequenos negócios, que não puderam receber pagamento por cartão de crédito, sofreram prejuízos financeiros.

Os reflexos podem ainda ser vistos em aeroportos mundo afora. Há relatos de pessoas esperando mais de nove horas para viajar e voos chegando ao destino sem nenhuma bagagem despachada.

A Crowdstrike disse que tudo já foi corrigido. Mas especialistas alertam que ainda vai levar um tempo para que não exista mais nenhum transtorno.(g1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.