Avanços tecnológicos chegam ao futebol com testes na Eurocopa 2024

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Um dos esportes mais populares do mundo, o futebol tem sido influenciado diretamente pelos avanços tecnológicos nos últimos anos, que vão muito além do VAR. Na Eurocopa 2024, equipamentos e a ciência esportiva receberam novas atualizações projetadas para melhorar o jogo, a experiência dos torcedores e o bem-estar dos jogadores. Alvo de reclamações em todo o mundo, as chamadas do VAR têm sido, em média, 51 segundos mais rápidas na resolução de lances do que foi na Liga dos Campeões da última temporada.

PUBLICIDADE

A UEFA também está implementando um recurso de impedimento semiautomatizado utilizando IA e uma tecnologia de bola conectada para acelerar o processo de revisão e melhorar a precisão. Em cada estádio onde ocorrem as competições foram instaladas dez câmeras que rastreiam 29 pontos do corpo de cada jogador. Uma equipe combina os dados dos equipamentos com sensores da bola e inteligência artificial para facilitar a análise de lances polêmicos. Para concluir se a bola cruzou a linha do gol, sete câmeras foram instaladas em cada baliza e um sinal é enviado ao relógio do árbitro, avisando quando é gol.

Para os atletas, coletes rastreadores para calcular distâncias percorridas durante a partida e até anéis inteligentes para monitorar a qualidade do sono já são utilizados pelas equipes. “Não importa o que seja inventado no mundo, as melhores coisas para ajudar na recuperação são sono e nutrição. Não estamos verificando os jogadores, mas isso permite que eles monitorem sua própria recuperação”, disse o técnico da Inglaterra, Gareth Southgate. (AP)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.