Cirurgião-geral dos EUA pede a Congresso rótulo de advertência em redes sociais

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

O cirurgião-geral dos EUA, Dr. Vivek Murthy, anunciou hoje que pediu ao Congresso americano que seja criado um rótulo nas redes sociais, semelhante aos utilizados em cigarros, alertando os pais para os riscos à saúde mental de adolescentes. A proposta é baseada em advertências que fez sobre o uso das plataformas ao longo de vários anos. Em maio do ano passado, ele recomendou que os responsáveis por menores de idade estabelecessem limites diários ao acesso de telefones e instou o Congresso a desenvolver rapidamente padrões de saúde e segurança nas plataformas digitais. Ele afirma ter ficado frustrado com a recusa das empresas de tecnologia em aderir às sugestões enviadas, como permitir auditorias de segurança independentes, restringir recursos como notificações push, reprodução automática e rolagem infinita, que “prejudicam o desenvolvimento de cérebros e contribuem para o uso excessivo”.

PUBLICIDADE

Murthy diz estar bastante otimista que os legisladores apresentem um projeto de lei que exija o rótulo. Por enquanto, dois senadores, Richard Blumenthal, democrata de Connecticut, e Marsha Blackburn, republicana do Tennessee, declararam apoio. Eles são autores da Lei de Segurança Online para Crianças, que propõe uma série de medidas para proteção de menores de idade nas plataformas digitais. “Estamos satisfeitos que o Cirurgião Geral – o principal médico da América – continue a chamar a atenção para o impacto prejudicial que as redes sociais têm sobre as nossas crianças”, disseram, em uma declaração conjunta.

Rótulos de advertência já surtiram efeito no comportamento da população americana. Após aprovação no Congresso de uma lei que exigia a inclusão de um aviso em maços de cigarro dizendo que o produto era “perigoso para a saúde”, o consumo de tabaco entre adultos caiu de 42% em 1965 para 11,5% em 2021. (The New York Times)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.