Livrarias pressionam editoras contra vendas de livros com descontos

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

A venda direta de livros pelas editoras em seus sites e redes sociais com descontos atrativos tem gerado desconforto entre as livrarias. Casas editoriais de diferentes portes alegam sofrer uma pressão mais incisiva pela Associação Nacional de Livrarias, presidida por Alexandre Martins Fontes, exigindo mudanças na abordagem comercial que estaria desviando os clientes de suas lojas. Em seu discurso no Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos na quinta-feira, Martins Fontes, que é dono da editora e livraria de mesmo nome, disse que “as editoras estão oferecendo descontos que, se os livreiros oferecerem, eles fecham as portas”. “Oferecem frete grátis, mimos, ecobags, ou seja, atuam no sentido de atravessar o caminho das livrarias, incentivando o leitor a não ir até elas.” Ele diz não ver problemas em as companhias venderem seus próprios livros ao consumidor final, desde que o valor esteja dentro do preço estabelecido por elas mesmas às livrarias.

PUBLICIDADE

A prática da venda ao leitor não deve ser deixada de lado, já que uma pesquisa recente da Nielsen mostrou que o faturamento das editoras com esse comércio subiu de 13% para 16% no último ano. Editores consideram que apenas as livrarias não são capazes de escoar todas as obras que precisam chegar aos leitores, especialmente a produção de casas menores, que ficam paradas. A venda no site com bons descontos surge como alternativa para atrair o público em busca desses e outros títulos. (Folha)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.