Criador do Orkut promete lançar nova rede social no Brasil

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Criador de uma das principais redes sociais dos anos 2000, o engenheiro de software Orkut Büyükkökten promete criar uma nova plataforma para restaurar a conexão entre as pessoas, que foi perdida com a polarização e engajamento enfatizado na discórdia. “Os algoritmos não foram otimizados para unir as pessoas. Eles têm se esforçado em melhorar o engajamento. Nós nos esforçamos para ganhar popularidade online porque queremos atrair o máximo de atenção. O que atrai mais atenção é o conteúdo que desencadeia emoções, principalmente raiva”, explica o criador do Orkut à Bloomberg Línea.

PUBLICIDADE

Ele destaca a necessidade de utilizar a inteligência artificial e o aprendizado de máquina para promover uma sociedade mais saudável, sendo esse o objetivo de sua nova rede social, focada em comunidade, positividade e conexão de pessoas de maneira significativa. A ideia é criar uma plataforma lucrativa, mas comprometida com o bem-estar dos usuários. “Temos que otimizar as mídias sociais para criar uma sociedade melhor. Hoje, as redes sociais estão criando ansiedade, depressão, solidão e problemas de saúde mental”, afirma.

Apesar de não dar detalhes sobre a nova rede, Orkut diz que o lançamento será no Brasil, sendo posteriormente expandido globalmente. A plataforma deverá garantir uma capacidade para lidar com um grande número de usuários simultâneos desde os primeiros dias de funcionamento. (Bloomberg Línea)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.