Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Avaliação do desempenho de Lula e de seu governo pioram, segunda pesquisa Atlas

A avaliação do desempenho presidente Lula piorou em relação a janeiro, segundo pesquisa Atlas realizada entre os últimos dias 2 e 5. De acordo com o levantamento, a aprovação caiu de 52% em janeiro para 47% agora. Já a desaprovação avançou de 43% para 46%. Os dois resultados superam a margem de erro de dois pontos percentuais. A avaliação do governo também piorou, com os que o consideram ruim ou péssimo passando de 39% para 41%, enquanto os que o classificam como ótimo ou bom caindo de 42% para 38%.

A avaliação por área de atuação do governo manteve a segurança pública com o pior desempenho, sendo que houve um salto entre os que consideram a atuação nesse tema como ruim ou péssimo: 52% para 66%. A criminalidade e o tráfico de drogas foram apontados como o maior problema do Brasil atualmente por 60% dos entrevistados, mantendo o patamar do levantamento anterior (59%).

PUBLICIDADE

A pesquisa também indicou que mais da metade dos entrevistados (53%) avaliam como ruim a atual situação econômica do país. Em janeiro, 47% tinham essa opinião. No levantamento anterior, 29% consideravam a situação boa e agora são 28%. Por outro lado, a expectativa de melhora na economia caiu de 52% para 50%, enquanto a de piora subiu de 37% para 42%.

Já a imagem positiva de Lula caiu de 51% para 47%, enquanto a negativa avançou de 45% para 49%. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apareceu na pesquisa com imagem positiva entre 44% dos entrevistados, um ponto acima de janeiro, e visão negativa estável 51%. Já a avaliação positiva da imagem do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), subiu de 43% para 46%, enquanto a negativa caiu de 34% para 31%. Por outro lado, a imagem negativa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aumentou de 48% para 51% e a positiva encolheu de 44% para 37%. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, registrou resultado semelhante: aumento de 43% para 46% na imagem negativa e redução na positiva de 47% para 38%. (Meio)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.