Haddad propõe taxação global dos super-ricos no G20
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está planejando apresentar uma proposta de tributação global para os super-ricos. A iniciativa faz parte de um dos projetos que o político conseguiu aprovar no Congresso em 2023. “Vamos colocar na mesa uma proposta de tributação dos super-ricos, baseada nas melhores pesquisas disponíveis. A agenda de tributação da riqueza e da progressividade sobre a renda são essenciais para enfrentar os entraves econômicos da desigualdade e promover o crescimento econômico sustentável”, disse Haddad em entrevista ao jornal O Globo.
Como anfitrião da reunião dos ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais dos países do G20, Haddad está empenhado em promover a reforma de instituições multilaterais como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) durante sua presidência do grupo. “Precisamos trabalhar em conjunto com eles para fortalecer a capacidade dessas instituições de serem agentes da profunda mudança nos padrões de produção e consumo que são esperadas de todos em direção à descarbonização”, afirmou.
Haddad destacou, ainda, a importância dessa agenda para promover o crescimento econômico sustentável em escala global. Além disso, expressou sua intenção de debater com seus colegas do grupo o modelo de um fundo destinado à recuperação das florestas. (Globo)