Ex-presidente chileno Sebastián Piñera morre em queda de helicóptero

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

O ex-presidente chileno Sebastián Piñera, de 74 anos, morreu nesta terça-feira em um acidente de helicóptero no Lago Ranco, na região de Los Ríos. Quatro pessoas estavam na aeronave, que era pilotada pelo ex-mandatário e ficou submersa a 40 metros de profundidade. Três passageiros foram encontrados pelo serviço de emergência. O Ministério Público investigará as causas do acidente, que ocorreu em meio a fortes chuvas. Bilionário, com atuação em diversos ramos, Piñera fez fortuna com negócios que vão de companhias aéreas a times de futebol. Alinhado à direita democrática, tendo votado “não” no plebiscito de 1988 sobre a manutenção da ditadura de Augusto Pinochet, entrou na política no ano seguinte, como senador. Em 2010, foi eleito presidente pela primeira vez e conquistou um segundo mandato presidencial para o período 2018-2022. (La Tercera)

PUBLICIDADE

Piñera começou a acumular sua fortuna em 1978, com a representação de cartões de crédito no Chile. Concorreu à presidência pela primeira vez em 2005, sendo derrotado por Michelle Bachelet. No pleito seguinte, conquistou o cargo pelo partido de conservador Renovação Nacional e se tornou o primeiro representante da direita a assumir o Executivo chileno desde 1958. (BBC Brasil)

O presidente Lula lamentou a morte de Piñera. “Surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile. Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos”, publicou no X. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que recebeu com profunda consternação a notícia. “Em seus dois mandatos, foi um amigo do Brasil e trabalhou de modo contínuo pela intensificação das relações bilaterais.” (UOL)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.