Como dois ratinhos que fazem selfie podem explicar nosso vício em redes sociais

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

Um experimento do artista visual de Paris Augustin Lignier pode ajudar a explicar por que somos tão viciados em redes sociais. Ele colocou dois ratinhos no que é conhecido como “caixa de Skinner”, por causa da pesquisa do psicólogo behaviorista B.F. Skinner, e dava recompensas para as cobaias, em açúcar, conforme os bichinhos tiravam selfies. Batizados de Augustin, em homenagem a si mesmo, e Arthur, em referência ao irmão do artista, os ratos viam suas fotos, mas Lignier acredita que eles não as compreendiam. Depois de um tempo, as recompensas foram ficando imprevisíveis e, vez ou outra, o açúcar era sonegado. Mesmo assim, os ratinhos seguiam apertando o botão. E, às vezes, Augustin e Arthur ignoravam o açúcar oferecido e continuavam tirando suas selfies. “As empresas de mídia digital e social usam o mesmo conceito para manter a atenção do usuário pelo maior tempo possível”, disse o artista. Algumas fotos tiradas pelos ratinhos podem ser vistas aqui. (O Globo)

PUBLICIDADE

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.