Principal opositor de Putin, Nalvany é reencontrado em prisão no ártico russo

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

Seria o fim do mistério a respeito do paradeiro de Alexei Navalny? O principal opositor do presidente Vladimir Putin, da Rússia, foi localizado em uma prisão russa na região ártica do país, a cerca de 1.900 km da capital Moscou. Nalvany entrou em contato com seu advogado direto do cárcere, onde, ao que tudo indica, estava desde 6 de dezembro, dia em que sumiu. Ele, que estava preso na Colônia Penal 6, próxima a Moscou, desde 2021, quando atribuiu ao Kremlin a responsabilidade pelo envenamento que sofreu pouco antes. 

PUBLICIDADE

Além de alegarem doenças psicológicas e até maus tratos, como privação de comida e comunicação do cliente, os advogados do político foram impedidos de entrar na prisão no início do mês. Os Estados Unidos chegaram a publicar notas de repúdio aos tratamentos dispensados ao oposicionista russo, o que gerou uma crise diplomática com Moscou, que alegou interferência em assuntos de política doméstica.

Nalvany, que denuncia uma suposta corrupção no governo russo, e é tido como o maior potencial candidato para tirar Putin do governo, onde está desde 1999. A porta-voz de Nalvany criticou a prisão, pontuando que Putin não quer enfrentar o opositor nas urnas.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.