Blinken: Gaza e Cisjordânia devem ser ‘unificadas’ sob a Autoridade Palestina.

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou nesta quarta-feira que Gaza deveria ser ficar sob o controle da Autoridade Palestina, assim como a Cisjordânia, quando a guerra terminar. Essa é a mais forte sinalização da administração de Joe Biden sobre o cenário esperado após o conflito entre Israel e Hamas. Blinken foi além das observações de um porta-voz da Casa Branca, que na terça-feira advertiu Israel contra a reocupação de Gaza, como sugeriu o premiê Benjamin Netanyahu. Para ele, vários elementos são necessários para uma paz sustentada, como incluir as vozes e aspirações do povo palestino no centro do governo pós-crise em Gaza.

PUBLICIDADE

“Deve incluir um governo liderado pelos palestinos e Gaza unificada com a Cisjordânia sob a Autoridade Palestina”, disse Blinken em Tóquio, onde participa de uma reunião de chanceleres do G7. Ele também afirmou que “deve incluir um mecanismo sustentado para a reconstrução de Gaza e um caminho para que israelenses e palestinos vivam lado a lado em Estados próprios, com medidas iguais de segurança, liberdade, oportunidades e dignidade.”

Blinken não detalhou como tal acordo poderia ser implementado. Mas restaurar o poder da Autoridade Palestina, que administra a Cisjordânia, em Gaza não é fácil, mesmo se Israel conseguir acabar com o domínio do Hamas. Seu líder, Mahmoud Abbas, é extremamente impopular, considerado corrupto e incapaz, já que suas tentativas de conquistar a independência por meio de negociações de paz falharam. (New York Times)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.