Único instituto que acertou no primeiro turno aponta Milei à frente, com 52% dos votos
A primeira pesquisa AtlasIntel sobre o segundo turno das eleições presidenciais argentinas, que acontece no próximo dia 19, mostra mais um cenário de polarização na América Latina. O candidato de extrema-direita Javier Milei aparece à frente, com 52% dos votos válidos. Já o governista Sergio Massa tem 48%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o resultado é incerto no momento. O AtlasIntel foi o único instituto de pesquisa a acertar o resultado do primeiro turno argentino, vencido pelo peronista Sergio Massa, com 36,68% dos votos, seguido do libertário Milei, que obteve 29,98%.
Apesar de liderar a pesquisa, a imagem de Milei é considerada negativa por 49% dos entrevistados, enquanto 52% têm a mesma avaliação em relação ao ministro da Economia e candidato peronista. Tanto Milei quanto Massa são avaliados por 41% dos entrevistados como tendo uma imagem positiva.
Comprovando que a economia é o que mais aflige os argentinos, dos 3.218 entrevistados entre os últimos dias 1 e 3, 78,1% citaram os altos preços e a inflação como os problemas mais importantes do país hoje. Em seguida aparecem corrupção (46,6%), insegurança (37,4%), situação econômica (23,2%) e desemprego (23,%). (Meio)