Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Análise: especialistas dizem que Israel não tem plano para Gaza no pós-guerra

À medida que as forças israelenses intensificam seus ataques na Faixa de Gaza, duas questões surgem: para onde vai a guerra e o que virá depois? Para além de demonstração de um poder militar implacável e esmagador, não está claro como os israelenses atingirão o objetivo de destruir o Hamas e expulsá-lo da Faixa de Gaza. Diplomatas de países ocidentais dizem estar envolvidos em intensas negociações com Israel sobre o futuro, mas até o momento não há nada claro. “Não é possível dar um passo tão histórico sem um plano para o dia seguinte”, afirma Michael Milshtein, diretor do Fórum de Estudos Palestinos do Centro Moshe Dayan, da Universidade de Tel Aviv.

PUBLICIDADE

Há planos militares que vão de degradar a capacidade militar do Hamas à tomada do controle de grandes áreas da Faixa de Gaza. Mas profissionais com vasta experiência em crises dizem que o planejamento termina aí. “Não creio que exista uma solução viável para Gaza no dia seguinte à retirada das nossas forças”, afirma Haim Tomer, um ex-alto funcionário do Mossad, o serviço de inteligência de Israel.

“Não é como Berlim em 1945, quando uma bandeira foi colocada no Reichstag e tudo acabou”, explica Milshtein, acrescentando que uma melhor comparação é com o Iraque em 2003, quando as forças aliadas lideradas pelos EUA tentaram eliminar todos os vestígios do regime de Saddam Hussein, mas fracassaram. Milhares de funcionários iraquianos e membros das forças armadas ficaram sem trabalho, lançando as sementes de uma insurgência devastadora.

Veteranos americanos que estiveram no Iraque estão em Israel, compartilhando suas experiências em lugares como Fallujah e Mosul. “Espero que eles expliquem aos israelenses que cometeram grandes erros no Iraque. Por exemplo, que não criem ilusões de erradicar o partido no poder ou de mudar a mentalidade do povo. Isso não vai acontecer.” (BBC News Brasil)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.