Intenção de consumo das famílias cresce 0,3% em outubro
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), subiu 0,3% em outubro ante setembro, para 104,2 pontos. O resultado representa uma alta de 19,7% em relação a outubro do ano passado. Segundo a entidade, a alta no indicador aponta um “consumo moderado” do brasileiro, às vésperas da Black Friday e do Natal, duas datas importantes para o varejo. Entre os tópicos pesquisados pela CNC e usados para o cálculo, o emprego, a renda atual, a perspectiva e níveis de consumo atuais, o acesso ao crédito e o momento para a compra de bens duráveis tiveram alta em outubro. Apenas a perspectiva profissional mostrou recuo. Apesar da alta no indicador, a Confederação alertou que a intenção de compra apresenta sinais de desaceleração. O aumento de 19,7%, em outubro ante outubro de 2022 no ICF, foi o mais fraco desde outubro do ano passado (18,9%), nessa comparação. (Valor)