Avião da FAB parte para repatriar brasileiros em Israel e outros países da região

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

O governo brasileiro deu início a uma operação para repatriar cidadãos do país em Israel, reservando seis aeronaves. A primeira, um KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), com capacidade para 230 passageiros, deve chegar a Tel Aviv na segunda-feira ou na terça-feira. O avião segue hoje para Itália para ficar mais próximo do conflito, enquanto as embaixadas finalizam a primeira lista de repatriação. Uma outra aeronave do mesmo tipo também foi destacada, além de dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, e dois aviões cedidos pela Presidência da República, com capacidade de 40 passageiros cada. “Estamos com um brigadeiro lá na embaixada [de Israel] ajudando nessa consolidação de todos os brasileiros, de todas as embaixadas da região, Egito, Jordânia e Israel, para que possamos trazer todos os brasileiros que estão na região, logicamente aqueles que desejarem. Importante dizer que vários também já estão se colocando em aeronaves comerciais”, afirmou o comandante da FAB, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, que participou de uma reunião no Palácio do Itamaraty com o ministro da Defesa, José Múcio, para analisar o conflito.

PUBLICIDADE

Damasceno disse que a primeira lista de brasileiros que serão repatriados deve ficar pronta na manhã desta segunda-feira. Os aviões devem buscar os brasileiros no período da tarde para facilitar os deslocamentos internos até os aeroportos. “Tel-Aviv é o aeroporto que vai repatriar os brasileiros ligados à comunidade israelense. Estamos analisando os outros países e em quais aeroportos nós faremos os resgates da parcela ligada ao Oriente Médio como um todo.”

O Itamaraty monitora os brasileiros na região e está identificando quem quer voltar ao Brasil. Estima-se que 14 mil brasileiros residam em Israel e 6 mil, nos territórios palestinos, mas a grande maioria fora da área afetada pelos ataques. Até o momento, um brasileiro foi ferido e três, que participavam de uma rave atacada pelo Hamas, estão desaparecidos. (Agência Brasil)

 

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.