Quem é o leitor do Meio em 2023?
Como já é tradição aqui neste Meio, fizemos algumas perguntas para nossos leitores para conhecê-los melhor e fazer um Meio cada vez mais próximo do que eles querem. Como sempre, eles não nos deixaram na mão. Foram mais de quatro mil respostas coletadas em uma semana. Quer saber quem lê o Meio e como ele acha que deve ser um veículo jornalístico moderno? Então segue o fio:
Crescendo no Sul e lá fora
Em 2023, os três estados com mais leitores continuam sendo São Paulo (34%), Rio de Janeiro (20%) e Minas Gerais (7%). Tivemos um aumento nos estados do Sul, com o Paraná ultrapassando o Distrito Federal.
Vimos também que o número de leitores internacionais aumentou em comparação a 2022 (de 7,6% para 7,9%), temos leitores hoje em 31 países. Estados Unidos, Portugal e Canadá lideram a lista.
Mais maduro e a maioria é mulher
57% dos leitores do Meio se identificam pelo gênero feminino, 42% pelo gênero masculino. Nossa audiência está se tornando mais madura. Crescemos o número de leitores com mais de 45 anos, de 39% para 44% do total. Por outro lado, caiu a participação de leitores entre 25 e 34 anos.
Estudado e influente
O leitor do Meio segue altamente qualificado. Mais da metade possui pós-graduação e outro terço possui ensino superior completo. 23% dos que leem o Meio diariamente trabalham no setor público e 40% em empresas privadas, destes, 19% ocupam cargos de diretoria ou presidência dentro de suas respectivas empresas.
Lendo no trabalho
Os hábitos dos leitores também mudaram, o número de leitores que leem o Meio ao acordar ou tomando café caiu de 44% para 32%, enquanto o maior aumento foi nos leitores que leem o Meio assim que iniciam o trabalho, de 29% para 35%.
A publicidade é um tema importante para nós. Quebramos a cabeça para bolar um veículo onde a propaganda não atrapalha a experiência do leitor e traz algum benefício para ele. Pela pesquisa, estamos conseguindo. 67% dos nossos leitores consideram nossos conteúdos patrocinados bons ou muito bons. Menos de 2,5% acham elas ruins ou muito ruins.
Bom mesmo é ser Premium
Nossos assinantes Premium são pessoas de bom senso que valorizam fontes confiáveis de informação. 69% dos assinantes premium e 15% dos gratuitos se informam frequentemente por sites e portais de notícias, além de assistir vídeos no Youtube, podcasts, TV e jornal impresso. O assinante do Meio sabe que as redes sociais não são o suficiente para se manter bem informado.
Nossos assinantes Premium também são muito mais engajados com nossos conteúdos em vídeo, enquanto 44% dos premium viram o programa “De Tédio a Gente Não Morre”, apenas 2% dos gratuitos assistiram ao programa. Isso vale para todos os conteúdos em vídeo do Meio, menos para o Ponto de Partida, que tem quase a mesma taxa de acompanhamento entre premium e gratuito: mais de 60%.
O leitor do Meio já percebe que somos mais do que uma newsletter. 50% acompanha nosso Youtube, 32% nossas redes sociais e 14% nossos podcasts.
Afinal, o Meio é de direita ou de esquerda?
O leitor do Meio se considera de centro-esquerda (42%) e esquerda (37%), com 8% que se consideram centristas e 7% entre a centro-direita e a direita enquanto o resto não sabe ou prefere não dizer. 45% dos nossos leitores se consideram social-democratas, 15% socialistas e outros 14% social-liberal. 8% se consideram liberais e liberais-conservadores. Com menos de 1% se considerando conservador de fato. 9% não sabem se definir politicamente, 3% preferiram não responder e outros 3% incluíram outra posição política.
A percepção destes leitores é de que a cobertura do Meio é equilibrada (46%) ou centro-esquerda (40%).
Redes sociais
Nas redes sociais, o WhatsApp continua reinando como a principal rede social dos nossos leitores, seguido de perto pelo Instagram. O Twitter/X voltou a superar o Facebook em relação a 2022. O Tik Tok e o Telegram, por sua vez, permanecem pouco utilizados por nossos leitores.
O hábito de ler newsletters aumentou em nossos leitores em comparação com o ano passado, quando 47% assinavam outras newsletters, hoje são 57%.
Quer conhecer mais sobre esse nosso público altamente selecionado? Então marque uma conversa com Daniel Miel, nosso diretor comercial, que pode detalhar melhor os formatos e modelos de publicidade no Meio.